segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Espiritualidade de Natal


A Vida é uma viagem. O prazer desta viagem vai depender do peso da minha bagagem. 

"Minhas escolhas são minhas, não são suas ou de quem quer que seja. Quando eu carrego as consequências das minhas escolhas, elas não pesam para mim mais do que o necessário. Quando eu carrego o meu peso, ele não é tão pesado para mim. Agora, se eu carrego o teu peso ele fica muito pesado para mim, tanto quanto fica pesado para você carregar o meu”.

(desconheço o autor)


            A vida da gente pode ser comparada a uma viagem. E como toda a viagem o peso que vamos carregar na nossa bagagem, pode ser determinante para o prazer ou desprazer desta jornada que é exclusivamente pessoal.
            Normalmente quando vamos viajar levamos tantas coisas que na volta vamos concluir que, mais da metade não serviu para nada.
            Na viagem da vida, a estrada é longa e o caminho muitas vezes nos esgota, pois o peso da carga que nós nos atribuímos não é proporcional à nossa capacidade, à nossa resistência e o esgotamento aparece aos poucos.
            Vamos ultrapassando os nossos limites físicos e, principalmente, os emocionais que tanto nos angustiam provocando ansiedade e depressão. Os excessos pesam e retiram a nossa vontade de viver.
            E ai, sem nos darmos conta, transformamos para pior o ambiente em que vivemos, transferindo para aqueles que convivem conosco uma carga que não é deles e, em grande parte, também não é nossa.
            Então, chega um dia que temos que estar frente a frente com a nossa bagagem. Teremos que examiná-la, abri-la e olhar no fundo dela, mesmo que isso possa ser doloroso e desagradável.
            Por certo vamos encontrar coisas que pesam muito como as nossas decepções, vergonhas, mágoas, lamentos, lembranças ruins, vícios, traumas, rancores, tristezas, fracassos, feridas que não cicatrizaram; sentimentos de ódio, de derrota e ressentimentos;
            Se carregarmos todos estes pesos negativos por muito tempo, mais cedo ou mais tarde não seremos mais capazes de continuar a nossa viagem, pois a carga vai se tornando cada vez mais pesada impedindo-nos de apreciar a beleza do viver.
            Não se intimide. Tome uma atitude corajosa e livre-se deste peso inútil que esta ocupando uma grande parte da tua bagagem.
            E os excessos de peso que você está carregando e que não te pertencem, as cargas alheias, chegou a hora de corajosamente devolvê-las aos interessados.
            Se assim o fizeres, você estará dando a elas a oportunidade de aprender a carregar a sua própria bagagem.
            Fazendo esta limpeza emocional, você estará abrindo espaço para carregar sentimentos que o tornarão mais feliz e com vontade de viver a tua viagem.
            Ao chegarmos diante de um novo ano, onde planejamos o que queremos fazer e que queremos ser, onde traçamos novas metas e desafios, também é uma excelente oportunidade para avaliarmos o que estamos levando na nossa bagagem.
            Portanto, não tenha medo de se perguntar: será que consigo prosseguir com a minha viagem e chegar ao meu destino com uma mala tão pesada? Pense mais em você e decida. 

UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO!




Nenhum comentário: